
SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES

O que é sanitização de ambientes?
O termo sanitização diz respeito há um processo de higienização, que auxilia na eliminação de germes e agentes causadores de alergias, doenças, infecções, patógenos, entre outros. A sanitização e a desinfecção são praticamente a mesma coisa, e o processo é importante para eliminar esses agentes.
Quais as diferenças na higienização?
As principais diferenças entre os termos de limpeza são:
-
Limpeza: a atividade mais básica é realizada com água, sabão e detergente, e o auxilio de um pano. Essa atividade remove através do arraste, sujeiras maiores, e elimina entre 50 e 95% dos microrganismos;
-
Desinfecção: é feita com produtos de limpeza mais fortes, como hipoclorito de sódio, cloro, álcool e quaternário de amônia. Elimina até 99,9% dos microrganismos através do contato com as substâncias.
-
Esterilização: processo totalmente eficiente, elimina 100%.
Mesmo usando o tipo de limpeza ideal, nem sempre as superfícies ficarão livres dos microrganismos. Bactérias e vírus, por exemplo, podem permanecer ativos sob várias situações diferentes, chegando a viver por vários dias.
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos na Universidade de Ohio, a limpeza e desinfecção correta dos objetos precisa ser feito com eficiência, principalmente em tempos de pandemia.
A contaminação das superfícies pode acontecer em qualquer lugar, desde consultórios médicos dentro de hospitais, até locais públicos, como lanchonetes, ônibus, empresas e as residências.
