
HIDROJATEAMENTO

O que é HIDROJATEAMENTO
Basicamente o hidrojateamento trata-se de um procedimento, onde o jato de água é aplicado com alta pressão atingindo uma certa superfície. O objetivo final e principal deste procedimento é limpar a superfície escolhida.
Quais as vantagens do hidrojateamento?
A utilização de água a uma pressão controlada pode ser usada para a limpeza de diversos tipos de superfícies e equipamentos. Em uma comparação com a vida cotidiana, o hidrojateamento funciona como as máquinas domésticas de disparo de jatos de água sob pressão, porém, em uma escala muito maior, potente e estruturada, chegando a 25.000 psi.
Como fonciona o hidrojateamento?
O hidrojateamento é um método de desobstrução e limpeza que utiliza apenas água e alta pressão. Usando as propriedades solventes da água e a força física da pressão, a técnica é indicada para desentupimentos difíceis, assim como limpezas profundas, como remoção de tintas e resíduos químicos. As tubulações e sistemas hidráulicos são partes essenciais do sistema produtivo de muitas indústrias, assim como a manutenção de alguns equipamentos livres de resíduos e outras impurezas. Por isso, o hidrojateamento pode ser tão relevante.
Qual o equipamento usado?
Geralmente, o hidrojateamento é feito utilizando bombas de alta pressão, um motor específico, tanque com reservatório de água potável instalado sobre uma estrutura que permita a locomoção. Além dos operadores, todos com equipamentos de proteção individual (EPI) adequados.
Para que serve o hidrojateamento?
Dentre as várias aplicações possíveis do sistema de hidrojateamento, pode-se destacar a limpeza de: redes de esgotos, caixas de gordura, poços, áreas alagadas, redes de água potável, caixas d’água, colunas de destilação, caixas de inspeção, caldeiras, fossas.
Quais as vantagens desse tipo de limpeza?
O hidrojateamento substitui principalmente o jateamento abrasivo. E, por utilizar somente água potável, esse é um sistema com inúmeras vantagens em relação ao tradicional:
-
Não expõe empregados a riscos relacionados a produtos químicos utilizados.
-
Não gera resíduos particulados e nem produz faíscas. Assim, pode ser usado em locais com risco de explosão ou em qualquer região rural e urbana.
-
É mais amigável com o meio ambiente.
-
Não danifica os equipamentos que estão sendo limpados.
-
Os EPIs específicos em constante pesquisa de aperfeiçoamento garantem segurança maior para os operadores.
-
Os graus de limpeza são mais profundos e garantem resultados melhores.
